19 de abril: Dia do índio

por adm publicado 19/04/2021 08h30, última modificação 19/04/2021 10h23
A história do Brasil não pode ser contada, se não falarmos do índio e de sua contribuição para formação de nossa sociedade

O Dia do Índio é comemorado nacionalmente no dia 19 de abril. Sua celebração se dá há 78 anos. A data foi instituída pelo Decreto-Lei n.º 5.540/1943, assinado pelo então presidente Getúlio Vargas (1882-1954), e é uma referência ao Primeiro Congresso Indigenista Interamericano, que ocorreu em 19 de abril de 1940.

No âmbito internacional, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o dia 9 de agosto como o Dia Internacional dos Povos Indígenas, com a intenção de conscientizar os governos e a população mundial sobre a importância de proteger e reconhecer os direitos dos indígenas.

O mês de abril também representa a importância da reflexão sobre o respeito aos direitos dos povos indígenas, da manutenção de suas terras e proteção às suas manifestações culturais.

Essa reflexão interessa, particularmente, aos indianopolenses, considerando-se que os indígenas foram os primeiros habitantes deste lugar. Esses povos têm importante papel na história do Município. Aqui viveram as etnias caiapós e bororos, entre outras, cujos os vestígios materiais eram facilmente encontrados em áreas próximas às margens do Rio Araguari.

A expulsão desses povos, do território que hoje pertence ao Município, iniciou-se no século XVIII, com a chegada dos bandeirantes, provenientes do Estado de São Paulo.

O próprio nome do Município, formado pela junção dos termos “índio” e “polis”, faz referência a esse passado, embora a palavra índio não pertence a nenhuma língua indígena.

Demografia

Até chegada dos europeus, no início do século XVI, a população indígena, no que hoje é o Brasil, era de aproximadamente 5 milhões.

Atualmente, o número de pessoas, no Brasil, que se declaram indígenas é de cerca de 900 mil, de acordo com o Censo Demográfico de 2010, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que se dividem entre 305 etnias e falam ao menos 274 línguas. Os povos indígenas estão presentes nas cinco regiões do país. A maior parte da população, cerca de 37,4%, vive na Região Norte. O Nordeste abriga 25,5% da população indígena; o Centro Oeste, 16%; o Sudeste, 12%; e a Região Sul, 9,2%.