Autorizada compra de imóvel de valor histórico
Os vereadores aprovaram, na reunião do dia 28 de junho, projeto de lei do Prefeito Lindomar Amaro (PTB), o PL n.º 17, de 2021, que autoriza o Município a adquirir o imóvel localizado na Rua Getúlio Magalhães, próximo à Igreja Santa Ana.
A área do imóvel é de 251 m² e o terreno e a casa foram avaliados em R$ 200 mil.
A compra dessa casa se justifica por se tratar de bem de valor histórico, já tombado definitivamente pelo Município pelo Decreto n.º 3.890, de 10 de julho de 2018.
O imóvel deverá passar por restauração e nele será instalado unidade administrativa ou espaço dedicado à cultura.
O prédio é de estilo eclético e constitui exemplar representativo da arquitetura doméstica das primeiras décadas do século passado.
A construção dessa casa se deu no início do século XX, por seu morador mais antigo, o senhor Augusto Fernando dos Reis, que era dentista. A esposa deste morador foi a dona Emília Florisbela Garcia, provavelmente, a primeira professora de Indianópolis, cujo nome foi dado à praça ao lado do imóvel.
A preservação desse imóvel se torna ainda mais necessária devido à sua localização no contexto urbano. Juntamente com a Igreja Santa Ana são os únicos imóveis remanescentes da Praça Emília Florisbela Garcia, que outrora era o Largo de Santana e, certamente, o núcleo inicial do povoado.
Esse bem é, sem dúvida, referência histórica para o Município e sua preservação é dever do Poder Público.
O projeto se transformou na Lei n.º 2.040, publicada no Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL) e no diário oficial dos Municípios Mineiros (AMM) dia 30 de junho.