Câmara realiza reunião sobre falhas no fornecimento de energia elétrica

por adm publicado 27/04/2021 16h05, última modificação 28/04/2021 10h21
Cemig se posiciona e garante que os problemas serão resolvidos

Nos últimos meses tem acontecido, com muita frequência, interrupção no fornecimento de energia elétrica sem aviso prévio e estas falhas no serviço têm causado prejuízos e aborrecimentos aos consumidores.

Para discutir esse problema, a Câmara de Indianópolis realizou reunião, na tarde do dia 26 de abril, convocada pelo Presidente Rafael Jacó (PTB), que contou com a participação da maioria dos vereadores, do Prefeito Municipal, Lindomar Amaro (PTB), e de dois representantes da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), Valter Hugo Vieira Faria, Engenheiro de Comercialização, e Marcos Paulo de Resende, Agente de Relacionamento Institucional Social.

Participaram, também, da reunião o Secretário Municipal de Administração e Finanças, Adailton Borges Amaro, o Procurador do Município, Afonso Borges de Souza, e o representante do deputado estadual Raul Belém, Fernando Luiz de Faria.

Os presentes relataram aos representantes da Cemig a ocorrência, com regularidade, nas últimas semanas, de situação desagradável: a energia cai por alguns segundos e volta logo em seguida, várias vezes por dia.

Justificaram que tanto a interrupção quanto os piques de energia no circuito elétrico provocam a queima de equipamentos e eletrodomésticos, o que importa em prejuízos e aborrecimentos para os consumidores residenciais e empresariais.

Houve ainda reclamação quanto à demora para a Cemig solucionar problemas no fornecimento e sobre a qualidade do atendimento comercial mediante call center.

O engenheiro Valter Hugo esclareceu que a Cemig adotará medidas de curto e longo prazos para solucionar os problemas relatados pelos representantes do Município.

Explicou o visitante que de imediato serão tomadas as seguintes providências:

- Ligação do Município à rede alimentadora de energia vinda da Usina Hidrelétrica de Nova Ponte para a Usina Hidrelétrica de Miranda. Com esta providência, realizada em 23 de abril deste ano, o Município passa a ter dupla alimentação de energia: uma fonte vinda da Usina de Nova Ponte e outra da Usina de Miranda;

- Inspeção no circuito vindo da Usina de Nova Ponte;

- Inspeção nos reguladores de tensão da linha alimentadora proveniente da Usina de Miranda.

A principal medida anunciada pelos técnicos da Cemig é a construção de rede de abastecimento, proveniente da Usina Hidrelétrica de Miranda, exclusiva para atender aos consumidores do Município. Segundo o engenheiro, a rede tem aproximadamente de 36 quilômetros de extensão e custará cerca de 4 milhões de reais.

Ainda de acordo o representante da Cemig, a previsão é que essa obra seja concluída até o final deste ano e que todas as pendências com os proprietários dos imóveis nos quais a rede de transmissão de energia passará já foram resolvidas.

Essa nova rede alimentadora aumentará em mais de um terço a carga de energia fornecida ao Município.

Além dos esclarecimentos prestados, os técnicos da Cemig se comprometeram a levar as reclamações apresentadas na reunião para o setor de engenharia da empresa concessionária, a quem cabe tomar as medidas técnicas para sanar os problemas apontados.

O Presidente da Câmara avaliou positivamente a reunião porque possibilitou cobrar da Cemig a melhoria da qualidade do serviço de fornecimento de energia elétrica.

Sessão do dia 26/04 e reunião com representantes da Cemig.